Em uma tarde descontraída nesta quinta-feira, 26, os funcionários e colaboradores do Conselho Regional de Enfermagem – Coren-AM participaram de uma programação especial alusiva ao Dia Mundial de conscientização sobre a prevenção de doenças ocupacionais, lembrado no dia 27 de abril.
O objetivo da ação é promover a saúde do trabalhador, além de conscientizá-los quanto à qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho.
A enfermeira Adriana Cruz e a técnica Sílvia Gardenha da UBS N52 estiveram no evento aplicando as doses contra hepatite B, tríplice viral, febre amarela e antitetânica. Os funcionários também receberam orientações quanto à adesão à ginástica laboral para prevenção de Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R)
Participaram de bingo, premiação e para as mulheres aquele momento de beleza proporcionado pelo Centro de beleza – La Belle Art, além da comemoração dos aniversariantes dos meses de março e abril dos funcionários Caio Silva, Keuven Lima, Juliana Lopes, Gean Farias.
A nova gestão do Conselho busca não só a valorização da categoria, mas de cada funcionário, colaborador e conselheiro principalmente no tocante à saúde. A categoria da enfermagem é uma das que mais adoece e os motivos pelos quais os profissionais são afastados do trabalho são exatamente as doenças osteomusculares, por exemplo, hérnia de disco, síndrome do túnel do carpo que causa dormência e formigamento na mão e no braço resultante de um nervo comprimido no punho, entre outros.
Para a enfermeira Suellen Couto, responsável pela organização do evento, é de suma importância essa conscientização ao trabalhador. “A pessoa pode desenvolver problemas na coluna, punho, cotovelo, ombro. Passar muito tempo na frente do computador, esquecer de fazer as necessidades, pode ocasionar uma infecção urinária, passamos muito tempo nas atividades laborais e esquecemos de fazer um check up, concluiu.