A maternidade Azilda da Silva Marreiro que é uma das sete maternidades no Estado, é a primeira a integrar uma sala de acolhimento e boas práticas para as gestantes. Na sexta-feira (08) dia internacional da mulher, inaugurou e presenteou a todas as mulheres o seu projeto que atenderá com qualidade às futuras mamães.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AM), Sandro André, esteve presente nesta quinta (14), na unidade e acompanhou de perto os procedimentos do projeto PICS, implantado pelo Ministério da Saúde e pela OMS.
O projeto tem como finalidade da assistência a todas as mulheres que não estão ainda em trabalho de parto, oferecendo juntamente com a atenção dos profissionais um cuidado redobrado e atencioso, orientando sobre exercícios que facilitaram e ajudaram na hora de ter o bebê, diminuindo a ansiedade e aliviando a dor, bem como agilizando o processo de parturição com a potencialização do tempo.
Segundo Marcelino Cavalcante, Coordenador da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), declara que viu a necessidade de atuar com o projeto nas maternidades do Amazonas.
“O parto tem início, meio e fim, e é de extrema importância prestar o devido apoio durante todo o processo”, ressaltou o coordenador.
A iniciativa foi dada após aos descasos em que as mulheres enfrentam quando chegam aos hospitais e são mandadas para casa novamente sem ter nenhuma assistência”,
O objetivo é abranger a todas as maternidades, visando o respeito tanto pela mãe como pela criança, levando em consideração as dificuldades e necessidades enfrentadas, buscando soluções para fazer dessa parte importante que marca a história da vida de toda mulher uma parte que elas lembrem que foram amparadas da forma correta.
Para a inauguração da sala de acolhimento, a maternidade passou por reformas, fazendo de uma sala que continha equipamentos inutilizáveis, uma sala com estruturas adequadas para fazer as boas práticas.
Na companhia do gerente de enfermagem, Rafael Gonçalves da maternidade Azilda Marreiro, o presidente aproveitou a oportunidade para conhecer e ouvir a equipe de profissionais, parabenizando por seus esforços e a maneira que estão exercendo o seu trabalho. “Hoje o Coren-AM/Cofen parabeniza esses grandes profissionais por atuarem e exercerem tão bem essa profissão, a parceria que se faz nessa geração une propósitos de uma classe de Enfermagem digna, para nós profissionais que trabalhamos com amor e para aqueles de quem cuidamos”, destacou o presidente