O primeiro dia do Evento Científico da XV Semana da Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas Coren-AM, realizado na Universidade Paulista – UNIP, reuniu um grupo de professores, alunos e profissionais da área da saúde para programação de palestras, debates, mesas redondas e mostra científica.

Compuseram a mesa as autoridades, presidente da ABENFO – AM Ivone Amazonas, Conselheira Federal Valdelize Elvas, Secretária Municipal da Saúde – SEMSA Adriana Lopes, Coordenadora da Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental Dorisdaia Carvalho, Coordenadora do curso de Enfermagem UNIP Maria Leila Fabar, Coordenadora do curso de Enfermagem ESA – UEA Eveline Menezes, presidente da ABEN-AM Esron Soares e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas Sandro André.
Os assuntos debatidos durante o evento foram “Trabalho da Enfermagem e sofrimento mental”, palestrado por Dorisdaia Carvalho; “O fenômeno suicídio” – enfermeira Graça Martins e o Médico Psiquiátrico Luiz Henrique; “ A violência contra a mulher não é só física” – Deputada Estadual Alessandra Campêlo e Delegada de Polícia Titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, Débora Mafra; e “O papel da atenção primária nos diferentes ciclos da vida: Saúde para todos”, ministrado pelas enfermeiras Ivone Amazonas, Lúcia Freitas e Eleny Rocha.
Segundo a Deputada Estadual Alessandra Campelo, a importância do Coren-AM abrir espaço para realizar palestras sobre violência contra mulher é de grande relevância, pois as pessoas têm dificuldade de reconhecer que estão sendo vítimas. “A violência não começa exatamente com uma agressão física, são coisas pequenas como violência emocional e abuso psicológico que acabam passando despercebidas ao ponto das mulheres estarem com a autoestima fragilizada no ato da agressão”.
O presidente Sandro André destacou que além de um momento de confraternização é também um momento de questionamento que os profissionais devem ter relacionado à Enfermagem que eles querem para agora e para o futuro. “O tema Enfermagem: uma voz para liderar, requer que, em primeiro lugar cada um seja líder de si mesmo, somente assim, o profissional estará preparado para liderar a sua equipe causando reflexo positivo a sociedade”, finalizou o presidente.