Enfermeiras amazonenses lançam livro com reflexões sobre prática docente e crítica-emancipatória

Na tarde desta quarta-feira (12), o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) prestigiou o lançamento do livro “Entre o saber técnico e o saber pedagógico – reflexões e práticas docentes no ensino superior em Enfermagem”. A autarquia foi representada pela Conselheira Regional Enfermeira Rosinete Lourenço. 

A solenidade de lançamento da obra de autoria da Professora e Mestra, Joice Claret Neves e da Professora e Doutora, Nair Chase da Silva, foi realizada na Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas onde ambas atuam como professoras de enfermagem. A obra ampliou o projeto desenvolvido pelas autoras com o intuito de promover às instituições de ensino e aos docentes a oportunidade de criar estratégias voltadas para o aprimoramento do ensino e da educação nas universidades, tendo como foco principal o exercício pedagógico.

“Quando nós pensamos em fazer uma investigação em torno da Educação e do Ensino, das várias possibilidades, a que mais nos inquietava era a prática docente. Diante disso, decidimos olhar para as práticas vivenciadas dentro de uma Instituição de Ensino Federal, no curso superior de Enfermagem. A pesquisa é fruto da participação dos docentes, por meio de um grupo focal, que tem como vantagem integrar um grupo de pessoas que mesmo vivendo em um espaço comum têm reflexões e experiências distintas. O grande diferencial é porque fizemos uma investigação profunda, com reflexões bastante relevantes sobre como é desenvolvida a prática pedagógica dentro da Instituição. As diferentes concepções e reflexões levaram a construção dessa obra que traz em sua essência a possibilidade dos docentes repensarem a sua prática pedagógica para construirmos juntos um ensino que seja crítico, reflexivo e de aprendizagem significativa para o nosso discente”, destacou Joice Neves, uma das autoras da obra. A obra é da Editora Universidade Federal do Amazonas (Edua), em parceria com a Alexa Cultural, e financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (Propesp/Ufam), por meio do Edital nº 24/2020 de incentivo a publicação de livro. Além da versão impressa, encontrada no site da Alexa Cultural, é possível acessar a obra no formato digital no link https://bit.ly/livrosaberes