Coren-AM intensifica fiscalizações nos estabelecimentos de saúde com foco no aumento de casos de covid-19

Considerando o grande aumento de casos de Covid-19 no estado, o Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) intensificou as ações de fiscalização nos estabelecimentos de saúde no estado. Entre os dias 24 e 28 de janeiro, seis instituições de saúde foram fiscalizadas pela equipe de fiscais e Conselheiros do Coren-AM. 

Cumprindo a atividade finalística do Conselho, no início da semana, nos dias 24 e 25 de janeiro, os Conselheiros Regionais Erasmo Vieira e Rosinete Lourenço estiveram presentes no Serviço de Pronto Atendimento da Zona Sul, e também no Hospital Santa Júlia. Outras unidades foram visitadas durante a semana pelos Conselheiros Regionais Hítalo Paiva, Aminadabe Forte, e a Enfermeira Fiscal Sabrina Teixeira, foram estas o Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Sul, e o Hospital e Pronto Socorro Adventista. De acordo com os Conselheiros, devido ao grande afastamento de profissionais de enfermagem por conta do aumento dos casos de Covid-19, os profissionais de ambas as instituições encontram-se sobrecarregados.

Dando continuidade às fiscalizações, a equipe de Conselheiros Regionais e enfermeiras fiscais do Coren-AM também visitaram outros estabelecimentos de saúde até esta sexta-feira,28, como o Hospital e Pronto Socorro Dr. João Lúcio, Maternidade Balbina Mestrinho, Caimi Ada Rodrigues. E todos com casos de internação de Covid-19, grande número de profissionais de enfermagem afastados e equipe sobrecarregada.

As comitivas de fiscalização orientaram as equipes e gerentes dos estabelecimentos de saúde visitados e colocaram o Coren-AM à disposição dos profissionais de enfermagem. Todas as intercorrências identificadas apontadas em relatório formal para que o Conselho tome as providências cabíveis e os apontamentos sejam corrigidos pelas instituições de saúde fiscalizadas.