O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) entregou, nesta sexta-feira (11/02), o registro profissional de técnico em Enfermagem aos indígenas do município de Humaitá. Os profissionais se formaram pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).
No total, 13 indígenas das etnias Tenharin, Parintintin e Jiahui, receberam habilitação para exercer a profissão de técnico de Enfermagem. O juramento da Enfermagem foi feito pelos recém profissionais em português e também na língua nativa dos Tenharins.
A indígena, Jucilene Tenharin, falou sobre o sentimento e a importância da formação. “Me sinto muito honrada pela minha comunidade e sinto que eu tenho o dever de cuidar dos pacientes e também da minha comunidade. Agora teremos um profissional que conhece a realidade da nossa cultura , podendo contribuir melhor para a saúde indígena”, disse.
“O Coren-AM se preocupa com a saúde indígena. É uma grande alegria ter esses profissionais formados e habilitados voltando para suas comunidades para prestar uma assistência de qualidade para sua comunidade, é um avanço para a melhoria da qualidade da saúde indígena do Amazonas”, destacou o presidente do Coren-AM, Sandro André.