Enfermagem se reúne com equipe de transição do novo governo

Encontro selou compromisso do novo governo com o piso nacional

Como um sinal de reconhecimento do trabalho da categoria, entidades de representação que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem, entre elas o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), foram recebidas na tarde desta sexta-feira (25/11) pela equipe de transição do novo governo federal. A reunião com o grupo técnico responsável por temas de saúde aconteceu na sede da Organização Panamericana da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília.

Segundo o coordenador da equipe técnica de saúde, o ex-ministro Arthur Chioro, a Enfermagem foi a única categoria profissional a ser convidada para se reunir com o grupo temático de transição do novo governo federal. “Quisemos receber a Enfermagem como sinal de valorização e prioridade nos compromissos”, afirmou Chioro.

Na pauta, foram discutidos temas como o financiamento do Piso Nacional da Enfermagem, suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde setembro. Chioro afirmou que a equipe de transição vai incluir este tema em um relatório de diagnóstico para o plano de governo do futuro Ministério da Saúde. A equipe de transição se declarou aberta a receber sugestões a serem incluídas até o início de dezembro no texto do relatório.

Representando o Cofen, o conselheiro Daniel Menezes discorreu sobre as conhecidas dificuldades financeiras que tornam o exercício da profissão insustentável, obrigando a cumprir jornadas de trabalho em mais de um estabelecimento e prejudicando a saúde mental dos profissionais ao ponto de a depressão ser uma das maiores causas de afastamento.

“A comissão sinalizou que o financiamento do piso salarial será prioridade . O grupo ficou aberto a novas contribuições, portanto nós, como entidade, continuaremos a contribuir para que o relatório aponte sugestões para o plano de governo do novo Ministério da Saúde”, declarou Menezes após o encontro.

Além de Chioro, que presidiu os trabalhos, esteve presente o ex-ministro José Temporão, o senador Humberto Costa (PT/SP), a deputada federal enfermeira Ana Paula Lima (PT/SC), a coordenadora do Fórum Nacional da Enfermagem Líbia Bellusci e demais representantes das entidades nacionais da Enfermagem.