O plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), no ano de 2019, aprovou uma nova especialização na área da enfermagem, a enfermagem desportiva. A decisão foi tomada após solicitação de instituição de ensino e de profissionais atuantes na área, que sugeriram o reconhecimento da especialidade.
A enfermagem desportiva é uma especialidade dinâmica que possibilita atuação do profissional em academias de ginástica, locais de treinamento desportivo, esportes olímpicos e paraolímpicos, entre outros. O profissional desenvolve ações de enfermagem buscando prevenção, promoção e reabilitação do atleta assim como o atleta de alto rendimento.
A relação da enfermagem com o esporte, historicamente, sempre ficou centralizada no resgate de situações emergenciais de cuidado. Mas, atualmente, com a ampliação das discussões sobre o conceito de saúde e sobre as necessidade da população, atrelado à dinâmica formação do profissional de enfermagem, mais um campo de estudo e trabalho se abre para as práticas de cuidado de enfermagem. Esse desenvolvimento se dá pela compreensão de corpo que a atual sociedade promove e pela divulgação midiática de cuidado com o corpo na relação com a condição do estabelecimento de saúde.
Apesar de, oficialmente, ser uma área recente, existem alguns profissionais pioneiros no Brasil. A enfermeira Camila Freitas Lino de Andrade é uma delas. Camila se apaixonou pela união entre enfermagem e esporte quando ainda cursava a graduação. Especialista em enfermagem do trabalho, ela é pesquisadora da enfermagem do esporte desde os Jogos Panamericanos de 2007. “Quando aluna, eu pensava em ir pra atenção básica ou a saúde do trabalhador, que eu já curtia. Mas ao trabalhar como voluntária nos Jogos Panamericanos de 2007, foi um caminho sem volta. A paixão pelo esporte vem desde que me entendo por gente”, conta ela.
A enfermagem desportiva surge como uma possibilidade articulada dos cuidados de saúde primários. Os profissionais de enfermagem são capacitados a realizar diversas atividades. riscos e benefícios precisam ser considerados pelos profissionais de saúde, o enfermeiro possui um papel essencial nesse sentindo.