Na última quinta-feira (19) Manaus celebrou dois anos de vacinação contra covid-19, na cidade os primeiros vacinados contra a doença foram os profissionais de saúde, que estavam na linha de frente da pandemia, A técnica de enfermagem indígena Vanda Ortega foi a primeira pessoa imunizada contra a Covid-19 no Amazonas “Esse momento representa muito para o meu povo Witoto, e para os 63 povos indígenas do estado do Amazonas. Esse estado, que tem a maior população indígena do Brasil, precisa ser cuidado”, declarou na época.
O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (coren-AM), realizou uma série de visitas e fiscalizações nos estabelecimentos de saúde e postos de vacinação, com o objetivo de acompanhar as condições de trabalho das equipes de enfermagem. A equipe de enfermagem possui um papel fundamental na conscientização da vacinação para a população, visto que é responsável pelo monitoramento da cobertura e pela aplicação das doses vacinais.
A primeira dose foi recebida por 1,9 milhão de amazonenses e a segunda, por 1,6 milhão. O público com esquema vacinal inicial completo, com mais 29 mil doses únicas da Janssen, totaliza cerca de 80% da população manauara. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA), 5.072.328 doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas no município, a secretaria administra a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª dose do imunizante, de acordo com os públicos preconizados pelo Ministério da Saúde.
A primeira vacinadora do Brasil também foi uma mulher e enfermeira. Jéssica Pires de Camargo, aos 30 anos, atuava na Coordenadoria de Controle de Doenças e é mestre em Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo .O Brasil contava naquele dia quase 210 mil mortes pela Covid-19 no total a média diária era de 961 óbitos, “Que a população acredite na vacina. Estou falando agora como mulher, brasileira, mulher negra, que acreditem na vacina. Vamos pensar no monte de vidas que nós perdemos, quantas famílias nós perdemos, quantos pais, mães, irmãos. Eu quase perdi um irmão também com Covid”, disse ela, logo após ser imunizada.
Desse modo, o papel da enfermagem é sempre conscientizar a população não vacinada sobre a notoriedade do aumento da cobertura vacinal, para que haja um impacto relevante na redução da epidemia no Brasil.
Atualmente no site da Secretaria (semsa.manaus.am.gov.br) está disponível com informações sobre a campanha, onde usuários podem tirar dúvidas e ser informados sobre as novidades de imunização contra a Covid, endereços dos pontos de atendimento, horários, intervalos e públicos abrangidos.
Fonte: Asscom Coren-AM com dados do Ministério da Saúde e SEMSA Manaus