O Coren-AM empossou na tarde desta terça-feira, 31, a Comissão de Ética de Enfermagem (CCE) da Associação Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam).
A cerimônia de posso doa membros da CCE da Segeam, foi realizada na sede da Segeam e contou com a presença de autoridades da Autarquia e também corpo técnico e diretoria da instituição.
Representando o presidente do Coren-AM, a Corregedora e Conselheira Regional Suellen Couto destacou a importância da instituição das comissões de ética. “As comissões de ética são um extensão do Conselho nos estabelecimentos de saúde, pois nos auxiliam com o dever de executar ações educativas, consultivas, de conciliação, orientação e vigilância no exercício ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem”, explicou a Corregedora da Autarquia.
A superintendente de atenção a saúde da Segeam, enfermeira Karina Barros, ressaltou o pioneirismo da instituição em ser a primeira associação de enfermagem a ter estabelecida uma Comissão de ética no Amazonas e explicou que a meta da CCE é estabelecer um canal de comunicação direto com os profissionais da categoria e trabalhar as funções da instituição. “A Comissão de ética da SEGEAM possui o compromisso de trabalhar junto aos profissionais de enfermagem que atuam na associação, atendendo as unidades de saúde do Estado do Amazonas”, reforçou Karina.
Sobre a resolução:
De acordo com a resolução nº 593/2018 as comissões tem como objetivo conciliar as questões de conflitos inter profissionais que não envolvam terceiros e devem resguardar o sigilo e discrição nos assuntos vinculados às condutas de caráter ético e disciplinar dos profissionais de enfermagem.
Para isso, os membros da comissão possuem funções específicas que vão desde a representação do COREN em temas relacionados à divulgação do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem até promover e participar de atividades multiprofissionais referentes à ética. Sendo assim, é importante destacar que os membros podem atuar:
- Identificando as ocorrências éticas e disciplinares na instituição de saúde onde atua;
- Recebendo denúncia de profissionais de enfermagem, usuários, clientes e membros da comunidade relativa ao exercício profissional da enfermagem;
- Propondo e participando em conjunto com o Enfermeiro RT e Enfermeiro responsável pelo Serviço de Educação Permanente de Enfermagem, ações preventivas e educativas sobre questões éticas e disciplinares;
- Divulgar as atribuições da CEE nos estabelecimentos de saúde do Governo do Estado.