Cofen e Ministério da Saúde realizam oficina sobre dimensionamento

Encontro buscou somar expertises e estabelecer alinhamento técnico para a edição de parecer normativo do Cofen sobre o dimensionamento da força de trabalho da Enfermagem

Com o objetivo de debater sobre a prática da Enfermagem desempenhada por enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes, representantes do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), do Hospital Albert Einstein e do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde do Ministério da Saúde (DEGERTS/MS) participaram, nesta quinta-feira (9/3), na sede do Cofen, de uma oficina colaborativa sobre o adequado dimensionamento da força de trabalho da categoria. O encontro buscou somar expertises e estabelecer alinhamento técnico para a edição de parecer normativo do Cofen sobre a temática.

A expectativa é de que as modificações trazidas pelo parecer permitam uma revisão de conhecimentos, agregando novos estudos da área para promover uma atuação da Enfermagem com segurança para o paciente e para o profissional.

“Hoje discutimos a minuta do parecer normativo, apresentando suas premissas para uma assistência segura e de qualidade, considerando o Processo de trabalho da Enfermagem. Apresentamos também artigos e estudos que irão fundamentar o parecer, afirmou Heloisa Helena da Silva, chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP/Cofen).

Adequado dimensionamento – A assistência qualificada de Enfermagem está diretamente ligada ao correto dimensionamento de enfermeiros, técnicos e auxiliares. No entanto, de forma recorrente, as unidades de saúde não apresentam quantitativo de profissionais suficiente para atender as demandas exigidas, problema que foi agravado com a pandemia do novo coronavírus. Um Projeto de Lei (2241/21), de autoria do deputado federal Célio Studart (PSD-CE), busca obrigar o adequado dimensionamento de equipes de Enfermagem nas instituições e serviços públicos ou privados

Desafios ampliados na pandemia – A chegada do vírus da covid-19 ampliou os impasses que impedem o pleno cumprimento do correto dimensionamento das equipes de Enfermagem. Em 2020, o Cofen aprovou o Parecer Normativo nº 002/2020, que define os parâmetros mínimos de profissionais de Enfermagem para atendimento aos pacientes acometidos pelos novo coronavírus e internados em hospitais de campanha, hospitais gerais, Unidades de Tratamento Semi-Intensivo e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).