Coren-AM compõe equipe que representa o Cofen no Fórum de Regulação da Prática de Enfermagem no RJ

O Coren-AM, representado pelo seu presidente,Enf. Sandro André, está participando do Fórum de Regulação da Prática de Enfermagem na região das Américas, que iniciou nesta quarta-feira, 15, e vai até amanhã, 16, no Rio de Janeiro. O títular do Conselho faz parte da equipe representa o Cofen que irá debater com profissionais que dos 14 países que participam do fórum.

O evento é fruto da parceria entre Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), pelo Ministério da Saúde (MS), pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), tem como objetivo fomentar uma aliança estratégica para o avanço na uniformização e modernização dos marcos de regulamentação profissional.

O fórum também discute os efeitos da pandemia no exercício da Enfermagem. A chegada do novo coronavírus potencializou os desafios enfrentados pela categoria, linha de frente no cuidado ao paciente. No momento mais crítico, enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes precisaram conciliar a continuidade da assistência com a superlotação de leitos, escassez de EPIs e altos índices de adoecimento dos profissionais.

Neste primeiro dia o Fórum debateu, a temática “Como aplicar, praticar e avaliar a regulação da categoria”. O início da discussão sobre as direções estratégicas para a Enfermagem, discutidas no evento, ressalta a importância de proporcionar aos profissionais uma educação adequada, condições dignas de trabalho, oportunidades de liderança na Enfermagem e qualidade da assistência ao paciente.