Seminário de Saúde da Mulher do Coren-AM reúne profissionais em debates sobre enfermagem ginecológica e planejamento reprodutivo

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas, realizou na última quinta-feira, dia 30 de março, o IV Seminário de Enfermagem de Saúde da Mulher, que trouxe como tema: Trabalhando caminhos da assistência de enfermagem ginecológica: Um Panorama Amazônico Centrado no Planejamento Reprodutivo, o evento que foi em formato híbrido, reuniu cerca de 200 pessoas na modalidade presencial e  mais 1500 profissionais através das plataformas digitais, durante o seminário também foi realizado o II Fórum de Enfermagem Obstétrica do Amazonas.

Com uma programação com especialistas em saúde da mulher de nível nacional, este ano o evento trouxe nomes de peso Enfª Elisiane Bonfim, Presidente da Abenfo Nacional, e ainda a Dra. Enfª. Gabrielle Almeida Rodrigues, Enf. Ludmilla Taborda, obstetra e diretora de enfermagem do Hospital Sofia Feldman, além da Dra. Enfª Jordana Brock Carneiro, Enfermeira Obstetra. 

A enfermeira e coordenadora da saúde da mulheres de Boa Vista, Gabrielle Rodrigues falou sobre as Práticas Avançadas na Atenção Primária: experiência Exitosas em Roraima, durante a palestra ela destacou os avanços que a capital conseguiu ao longo dos últimos anos de trabalho, enfatizou a importância de um bom planejamento pois sem ele não há avanços, e o investimento em qualificação profissional, foram alguns passos que levaram ao excelente resultado no estado.

A enfermeira Obstetra Jordana Carneiro falou sobre o papel da Enfermagem Obstétrica na Promoção do Parto Humanizado e na Redução da Intervenção Obstétrica, a palestrante  deu destaque sobre ao papel da enfermagem obstétrica, a busca da autonomia da profissional no parto domiciliar, em meio altos índices de partos cesarianos no país, o que chama para uma reflexão mais profunda desse cenário, lembrou que o objetivo da enfermagem obstétrica é oferecer novas e positivas no parto para as mulheres.

Dando continuidade a programação do evento no horário da tarde, a enfermeira Gabrielle Rodrigues palestrou sobre o tema: Abordagens para a Assistência de Enfermagem Ginecológica numa perspectiva de planejamento reprodutivo: Atenção Primária como Maloca das Estratégias de Saúde da Mulher, discorreu sobre a consulta focada no planejamento produtivo e chamou atenção para o atendimento que a enfermagem presta, que vai muito além de realizar somente procedimentos, resgatou ainda  que  a consulta passa pelo acolhimento de cada paciente de forma única.  Fechando o ciclo de palestras a Diretora de Enfermagem do Hospital Sofia Feldman Ludmilla Taborda abordou a Discussão em Grupo: Ultra Sonografia para o Uso na Consulta de Enfermagem como Ferramenta para qualificação do cuidado às mulheres, o evento foi encerrado com a apresentação de um grupo musical regional que emocionou todos os presentes.