Sendo o município com a maior população indígena do país, cerca de 90% dos seus habitantes, São Gabriel da Cachoeira foi escolhido para sediar o I Seminário Amazonense de Enfermagem em Saúde Intercultural do Coren-AM, que contou com a participação da presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Santos, e o Coordenador da Comissão Nacional de Saúde Intercultural do Cofen, Paulo Murilo.
Realizado, na última quinta-feira, 20 de abril, o evento provocou debates sobre pautas importantes para o desenvolvimento e melhorias para saúde indígena e ribeirinha.
Com mais de 10 mil profissionais de enfermagem atuando na saúde indígena no país, as discussões e pautas levantadas no evento foram extremamente necessárias para que os profissionais pudessem expor os desafios e dificuldades enfrentadas para se levar uma assistência segura para as populações ribeirinhas e indígenas no Amazonas.
O Seminário contou com a participação de palestrantes com vasta experiência na atuação da assistência aos poucos indígenas que vivem nas comunidades da região do Alto Rio Negro no Amazonas, e também com atuação na assistência de saúde do povo Yanomami.
Como resultado do seminário, o Coren-AM irá elaborar um documento oficial com todos os apontamentos feitos durante o evento para apresentar as autoridades e órgãos da saúde e também traçar estratégias para contribuir com melhorias aos profissionais que atuam na saúde indígena e ribeirinha do Amazonas.
O evento foi realizado na modalidade híbrida e contou com a presença de mais de 100 participantes, entre Profissionais e Acadêmicos de enfermagem, no local e alcançou aproximadamente 1000 pessoas através da transmissão on-line através da plataforma CofenPlay.
Fonte: ASSCOM/Coren-AM