Nesta semana, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Tribunal de Contas da União (TCU) se reúnem na sede do Cofen, em Brasília. Durante os dias 13, 14 e 15 de dezembro, representantes discutem o Acórdão TCU 369-2023.
O encontro, teve como objetivo promover um diálogo construtivo sobre remissão, anistia e isenção de anuidade nos conselhos profissionais. A transparência nas decisões e a fiscalização eficaz foram destacadas como elementos fundamentais para o bom funcionamento do sistema Cofen/ Conselhos Regionais de Enfermagem e para assegurar a confiança dos profissionais da Enfermagem.
Durante as discussões, foram apresentadas propostas para aprimorar os processos internos, garantindo maior eficiência na gestão e otimização dos recursos. “O Cofen tem o compromisso de implementar as recomendações e orientações do TCU, a fim de promover uma atuação cada vez mais eficaz”, afirma a coordenadora da Comissão de Prerrogativas do Cofen Tycianna Monte Alegre.
Marcaram presença na reunião a assessora jurídica do Coren-PE Laíse Fernandes, o procurador geral do Coren-SE André Kazukas, o procurador geral do Coren- MG Leandro Gusmão, a procuradora geral do Coren-SP Fernanda Senna, o chefe do Setor de Processos Contenciosos do Cofen Roberto Nogueira e o auditor do TCU Sérgio Mendes.
Fonte: Ascom - Cofen