Free cookie consent management tool by TermsFeed
Painel de especialistas da “Anvisa americana” rejeita MDMA para estresse pós-traumático
Data de publicação: 7 de junho de 2024

Painel de especialistas organizado pela Food and Drug Administration (FDA), a agência dos EUA que regula alimentos e medicamentos, rejeitou  o uso da metilenodioximetanfetamina (MDMA) para tratamento de estresse pós-traumático. A decisão final do órgão deve sair até agosto, mas a expectativa é que siga a posição do painel independente.

Dois estudos realizados pela empresa Lykos Therapeutics foram analisados. Nove dos onze cientistas do painel avaliaram que os testes não provam a eficácia do MDMA. Embora os estudos citem remissão nos sintomas de 80% dos participantes, a maioria conseguiu identificar corretamente se recebeu placebo ou a substância, assim como seus terapeutas, o que pode comprometer os resultados, gerando viés, na avaliação dos especialistas. 

O painel também concluiu, com 10 votos a 1, que os riscos do MDMA superam os benefícios. Também conhecido como ecstasy, o MDMA pode provocar sensação de euforia e aumento de energia, gerando preocupação quanto ao uso abusivo. Os especialistas pontuaram a insuficiência de estudos sobre riscos cardíacos e outros efeitos colaterais a longo prazo.

Confira artigo da revista Nature.

Fonte: Ascom/Cofen, com informações da Nature e FDA



fda_p128592_thumb_cropped_ret.jpg

topo