O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) vem a público esclarecer que, não é necessário a realização de prova para a obtenção da primeira inscrição para os profissionais da Enfermagem (Auxiliares, Técnicos, Enfermeiros e Obstetrizes) junto à autarquia.
Nos últimos dias, o Conselho vem recebendo questionamentos em seus canais oficiais de comunicação sobre a questão, no entanto, afirma ser improcedente, e que, portanto, é uma informação inverídica e não condiz com a prática do sistema Cofen/Corens. Assim como, o Coren-AM também não exige que o profissional realize seis meses de voluntariado para emitir a cédula.
Ressaltamos, ainda, que a primeira inscrição pode ser feita com a certidão e/ou declaração de conclusão de curso, desde que a mesma seja emitida até um ano após a finalização. O registro também terá a validade de um ano sendo obrigatório a apresentação do diploma para a renovação da carteira, que após este procedimento terá validade de 5 anos.
Como solicitar a primeira inscrição
Para obter a primeira inscrição são necessários alguns documentos e procedimentos padrões. A solicitação do registro profissional deve ser feita na sede da autarquia, na rua Tapajós, 350, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, por ordem de chegada.
Confira qual a documentação necessária para a primeira inscrição:
✅Diploma/Declaração;
✅Histórico;
✅RG (ou CTPS Impressa; passaporte; CNH; Carteira de Órgão de Classe, ou outro documento válido como Identificação);
✅CPF;
✅Título de Eleitor;
✅Comprovante de Quitação Serviço Militar (sexo Masculino);
✅Comprovante de residência atual e com CEP;
✅Certidão de nascimento ou casamento (em caso de ausência de informações ou dados divergentes no documento de identificação);
✅Foto tirada na hora (Na sede, exceto quando o procedimento for solicitado por meio de procuração ou por representante do município).