O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) junto ao Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), realizaram, de 26 a 30 de agosto, um treinamento para conselheiros, servidores e colaboradores da autarquia sobre a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI COFEN/COREN). Um grande avanço a caminho da modernização com a adesão ao SEI para produção de processos e documentos em meio eletrônico. Eficiência e celeridade na palma da mão.
O SEI! objetiva a modernização e a informatização do Coren-AM quanto à tramitação dos processos administrativos internos e externos da autarquia.
A presidente do Coren-AM, Maria Alex Sandra destacou a importância da implantação do sistema para melhoria nas atividades relacionadas aos processos da autarquia, sejam eles internos ou externos e o quanto a atual gestão (2024-2026) vem se preocupando em modernizar os processos.
“É um compromisso da nossa gestão fazer com que os procedimentos sejam feitos de forma mais ágeis e rápidas e com a implantação desse sistema robusto, que é o SEI!, vamos ter mais assertividade na produção de processos e também reduzir o tempo empregado na montagem de grandes processos, que até então demanda bastante tempo, até mesmo para ser analisado e julgado pela plenária do Coren-AM”, ressaltou Alex Sandra.
O treinamento é realizado pela Equipe Gestora Central, composta por arquivistas do Cofen, sendo eles: Denise Prado, Bruna Leal e Israel Alves. Durante dois dias, no treinamento foram mostradas as interfaces do SEI!, desde como incluir, acompanhar, gerir os processos e os demais encaminhamentos que devem ser feitos após a inclusão no sistema.
Nos dois primeiros dias de treinamento, todos tiveram a oportunidade de conhecer as interfaces do sistema e nos dias seguintes foi dado início ao treinamento prático, já com o sistema em funcionamento, começando assim, uma nova era na gestão dos processos administrativos internos e externos, que visa reduzir tanto a questão de tempo demandado na confecção dos processos de forma manual quanto a redução de papéis impressos, gerando uma economicidade contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à Enfermagem amazonense, bem como aos servidores da autarquia, conforme explica Denise Prado.
“O que você antes tinha que estar produzindo, juntando e aumentando o tamanho de um volume de um processo, no eletrônico independe se o processo é grande ou não. O documento eletrônico vira dado. Se ele está no meio eletrônico, além da vantagem de ter a intelectualidade preservada, existe a agilidade do envio e recebimento de documentos eletrônicos, então a distância não vai interferir nessa questão do envio do processo, da ciência do administrador ou do especialista, em relação ao conteúdo, daquele processo ou documento, porque você não precisa mais esperar a pessoa estar presencialmente, você pode enviar se você tem internet, se você tem um tablet, um mobile, ou seja, um smartphone, você consegue acessar o SEI. Se você tem um desktop em casa, um laptop, você consegue acessar o SEI!”, destacou Denise Prado.
Participaram, ainda do treinamento, os conselheiros secretário conselheiro secretário e tesoureiro, Zilmar Augusto e André Willison, respectivamente; Helen Albuquerque; Leda Sobral; Júlio Cunha; Rizete Menezes; Antonio Alfredo Saraiva; Eurides Lima e Daniele Negreiros; além dos chefes de setores da autarquia.
SEI!
O SEI! foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), sendo uma ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos, com o objetivo de promover a eficiência administrativa, integrado ao Processo Eletrônico Nacional (PEN), uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos em meio eletrônico.
“O SEI, ele é um sistema eletrônico de informações e fluxos de informações documentadas e está amplamente disseminado no meio público federal, tanto em autárquico como fundacional, nos ambientes hospitalares também. Nossa licença, ela vem otimizar a comunicação entre os regionais, entre o Cofen e os regionais, no ambiente do sistema Cofen/Corens. A um clique você vai gerar documentos, a um clique você vai enviar documentos, ou seja, você não precisa estar presencialmente”, ressaltou Denise.
O Acordo de Cooperação Técnica (ACT), firmado entre o Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e o Cofen, autorizando a cessão da licença de uso do SEI para o Cofen, foi assinado pelo atual presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri, em 16 de agosto de 2016, e a implantação do sistema foi concluída em 2022.